Areal

Areal, a Capital da Uva!

O Município de Areal, localizado entre as regiões Serrana e Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro, a cerca de 90 km da Capital, foi considerado, por Lei Municipal e Estadual, a “Capital da Uva”, em razão de ser o maior produtor de uva do Estado, somando mais de trinta hectares de área plantada, com mais de oito variedades, o que gera a expectativa de uma produção média de 60 mil garrafas de vinho anual e alçou o município ao posto de maior produtor de uva do Estado, despertando novos investimentos e empreendimentos que irão consolidar a viticultura na região.

Atualmente são 12 vinícolas em formação com mais de 100 mil pés de uva plantados, dentre Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Shiraz, Sauvignon Blanc, Viognier, Niágara Rosa, Malbec, Tempranillo, Sangiovese e Montepulciano.

Areal pertence à Região Centro-Sul Fluminense, que também abrange os municípios de Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras.

Na divisão turística o município está inserido na Região Turística “Caminhos Coloniais”, criada em outubro de 2009 pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e inclui também os municípios de: Comendador Levy Gasparian, Sapucaia, Três Rios e São José do Vale do Rio Preto. Possui uma área total 111.494 quilômetros quadrados, correspondentes a 3,6% da área da Região Centro-Sul Fluminense e está a 444m de altura do nível do mar. Os limites municipais, no sentido horário, são: Três Rios, Petrópolis e Paraíba do Sul.

A rodovia BR-040 é a principal via de acesso ao município, que passa por Petrópolis, ao sul e por Três Rios, ao norte. A RJ-134 segue rumo nordeste para São José do Vale do Rio Preto. Esse é um trecho coincidente com a BR – 492, que sai de Areal, passa por Posse, no município de Petrópolis, serve São José e alcança a BR – 116, na fronteira noroeste de Teresópolis.

Em 10 de abril de 1992, cumpridas todas as formalidades legais e constitucionais, Areal foi juridicamente emancipado e declarado município novo, composto apenas pelo município sede e vinculado a Três Rios até 31 de dezembro de 1992, período da campanha eleitoral e da eleição dos seus primeiros representantes diretos.

O nome “Areal” vem de uma localidade situada na margem esquerda do Rio Piabanha, onde havia um local em que os tropeiros faziam a troca dos animais. A casa de parada ficava defronte a uma praia de areia onde se reuniam viaturas, carroças, diligências e outros meios de tração animal. Os viajantes passaram a identificar o local como a parada do areal. No entanto, o núcleo inicial de Areal foi a Fazenda de São Silvestre do Rio Preto.

Pontos turísticos

Mapa

Informações

O nome “Areal” vem de uma localidade situada na margem esquerda do Rio Piabanha,
onde havia um local em que os tropeiros faziam a troca dos animais. A casa de parada ficava defronte a uma praia de areia onde se reuniam viaturas, carroças, diligências e outros meios de tração animal. Os viajantes passaram a identificar o local como a parada do areal.

Detalhes do Tour

  • Fundação 10 de abril de 1992
  • Habitantes 11.423
  • Área 111 km²
  • Bioma Mata Atlântica
  • Clima Tropical de altitude ( 444 m )
  • Distância da Capital 100 km
  • Região Três Rios
  • Municípios Limítrofes Paraíba do Sul, Petrópolis e Três Rios
  • Principal Acesso BR 040 (Rio / Juiz de Fora / Belo Horizonte)