Destinos turísticos inteligentes, é um projeto do Sebrae que visa dar suporte aos Destinos Turísticos e apoio aos pequenos negócios do setor, para que se tornem mais atrativos e acompanhem os avanços do mercado. Teresópolis e a Ecoplay tour tem o prazer de fazerem parte desse projeto. 

Os destinos turísticos inteligentes se baseiam em três pilares: governança, tecnologia e Sustentabilidade.

Além disso, os destinos inteligentes possuem algumas características essenciais:

  • Sabem gerir os recursos de forma eficiente;
  • Garantem mais competitividade ao setor;
  • Possibilitam experiências de qualidade aos turistas;
  • São integrados e interativos;
  • Oferecem acessibilidade.

Os destinos inteligentes aumentam a percepção de valor tanto dos turistas quanto da população local.

Governança
É preciso minimizar a dependência que os pequenos negócios de turismo têm do setor público. Mesmo assim, a administração pública deve ser um parceiro muito próximo, uma vez que sem uma governança inteligente não é possível ter um destino turístico inteligente. A estratégia é empoderar as lideranças empresariais.

Tecnologia
Se a governança é a alma dos destinos turísticos inteligentes, a tecnologia é o sistema nervoso. E nesse eixo é preciso muito cuidado para não fazer mais do mesmo. É fundamental ter em vista os novos modelos de negócio e seus objetivos disruptivos, que contribuem e beneficiam os turistas. As controvérsias com os negócios tradicionais ainda estarão presentes no cotidiano, mas é importante ressaltar que há mercado disponível para todos os atores da cadeia.

Experiência turística
Mais do que atender bem, o turista precisa ser constantemente encantado. Por mais subjetivo que possa parecer, é viável materializar ações que tenham essa intenção. Aqui a tecnologia também tem papel crucial, já que ela faz parte da vida dos turistas. Podem ser utilizadas as ferramentas de Design de Serviços, Internet das Coisas e análise de Big Data, por exemplo.

Sustentabilidade
Mais do que um eixo, esse tema deve ser transversal a todas as atividades de um negócio, pois práticas sustentáveis são essenciais para o desenvolvimento do turismo em qualquer região. Além disso, a tecnologia pode ser uma importante aliada na preservação da natureza e na relação com a comunidade local.

Pesquisar destinos, escolher roteiros, imaginar paisagens, tudo isso faz parte da Jornada do Turista, e com a Ecoplay você pode ter a certeza de que terá ótimas experiências em Teresópolis!!!

Mais sobre a empresa

Quem Somos

A Ecoplay tour é uma empresa consciente que preza pela preservação da natureza e colabora para um turismo mais solidário e sustentável através de Projetos Sócio Ambientais, Culturais, Educativos e Pedagógicos.

Sobre Teresópolis

Uma cidade bela por natureza, onde a terra toca o céu através do Famoso Dedo de Deus. Cercada por muito verde e belezas naturais, Teresópolis, "Cidade de Teresa",...

Ecoturismo em Teresópolis

O ecoturismo ou turismo de natureza, é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca...

Teresópolis um Destino Inteligente

Destinos turísticos inteligentes, é um projeto do Sebrae que visa dar suporte aos Destinos Turísticos e apoio aos pequenos negócios do setor, para que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here